O que é o Renting para empresas da grenke?
É um contrato entre o locatário (cliente final) e a grenke Renting (locador) para aluguer de um equipamento que o cliente escolheu através de um revendedor de equipamentos tecnológicos. O revendedor fornece o equipamento. A grenke Renting paga a fatura ao revendedor. O locatário paga à grenke Renting rendas pelo valor contratado para uso do equipamento, por um período previamente acordado. As rendas são fixas durante este período.
Que proporção da renda é dedutível em sede de IRC?
As rendas do renting são consideradas custos operacionais (FSE´s). Por esse motivo têm várias vantagens fiscais. As rendas são dedutíveis a 100% em sede IRC.
O que acontece no final de um contrato de Renting?
No final do contrato existem três opções diretas:
1. O Cliente troca o equipamento: O revendedor propõe uma solução mais recente ao cliente que atualiza os equipamentos tecnológicos na sua empresa, fundamental para a competitividade no mercado;
2. O Cliente devolve o equipamento: o cliente terá que devolver o equipamento para um local indicado pela grenke (os custos de devolução são responsabilidade do cliente);
3. Renovação automática do contrato: o contrato de locação considera-se automaticamente renovado por 6 meses, se não for denunciado por escrito com aviso prévio de 3 meses antes do término do período contratual.
É possível fazer renting de software?
Sim, o prazo máximo recomendado para licenças de software é 36 meses. Se for um upgrade de software anual, o prazo máximo é 12 meses.
FAQ'S Renting Parceiros
Como submeto um pedido de Renting para o meu cliente à grenke?
A forma mais rápida de o fazer é através do seu Portal de Parceiro. Aí, pode calcular os orçamentos de renting e enviar pedidos online com apenas alguns cliques. Clique aqui para aceder ao Portal de Parceiro. Se ainda não tem detalhes de início de sessão, pode solicitá-los através do nosso Formulário de Contacto ou obter a informação diretamente junto do seu contacto local.
Em que formato posso ter acesso aos contratos de Renting?
Os formulários de locação são facultados como ficheiros PDF. Precisará do Adobe Acrobat Reader para visualizar este formato. Pode transferir este programa no website da Adobe. A utilização do software é gratuita.
Em quanto tempo recebo o pagamento dos equipamentos locáveis?
A grenke garante que a sua fatura será paga em 24 horas, desde que tenhamos todos os documentos do contrato necessários. Para os parceiros de retalho da grenke, o renting é uma transação fiável sem quaisquer cobranças pendentes. Se os seus clientes efetuarem renting, irão reforçar a sua própria liquidez em simultâneo.
FAQ'S Renting Clientes
A partir de que montante é possível fazer um Renting com a grenke?
Na grenke, o renting está disponível para operações a partir dos 500€ + IVA.
Que tipo de equipamentos posso locar através do Renting da grenke?
A grenke opera de forma independente de qualquer fabricante. Como consequência, o cliente não fica ligado a marcas ou fabricantes específicos quando escolhe os seus ativos. A grenke foca-se nas soluções para equipamentos IT, equipamentos de escritório, equipamentos médicos, sistemas de segurança e máquinas. Descubra se o bem que procura faz parte dos bens locáveis pela grenke e em caso de dúvida, entre em contacto connosco.
Como submeto um pedido de Renting?
Pode fazê-lo facilmente utilizando o nosso Formulário de Contacto. Basta selecionar Produtos como interesse e Renting na área de interesse.
Por que prazo pode ser efetuado o contrato de Renting?
O período contratual está relacionado com o tipo de equipamento. Recomendamos que o período contratual não ultrapasse o período de amortização fiscal dos equipamentos. Como orientação, a vida útil para computadores e software é de 3 anos e para produtos de impressão, comunicação, equipamentos industriais, entre outros, é de 5 anos. O prazo não deverá ser superior à vida útil esperada do equipamento alugado.
O que é a taxa de utilização?
A taxa de utilização é o valor correspondente ao aluguer diário para os contratos cuja confirmação de entrega dos equipamentos é anterior ao primeiro dia útil do mês ou trimestre civil.
Quando são pagas as rendas?
Para operar com maior eficiência e rentabilidade, a grenke irá cobrar as prestações devidas pelo seu contrato de renting apenas quatro vezes por ano (no dia 1 de janeiro, 1 de abril, 1 de julho e 1 de outubro). Por outras palavras, as prestações são cobradas trimestralmente, de forma antecipada.
Podemos, obviamente, efetuar a cobrança mensal, mediante pedido. Contudo, esta modalidade não está elegível de um desconto de 1,5% incluída na cobrança trimestral.
O equipamento tem de estar segurado?
Sim. A grenke integra o equipamento na proteção grenke, desde o primeiro momento. A grenke disponibiliza um prazo de seis semanas para o cliente poder optar entre:
- A integração do equipamento na proteção grenke, sendo esta a opção de renting mais vantajosa, e escolhida por grande parte dos clientes;
- Utilizar o seguro recheio da sua empresa, caso este exista;
- Efetuar um seguro com uma outra empresa seguradora.
Durante estas seis semanas o cliente não efetua o pagamento da proteção. Apenas será cobrado se optar pela integração da proteção grenke, o que é mais vantajoso. Caso já tenha um seguro ou pretenda utilizar outra seguradora, o cliente apenas tem que fazer chegar à grenke, por e-mail ou correio normal a sua apólice de seguro. Nesta, devem constar os dados do equipamento e as informações da empresa, incluindo também uma cláusula cujos direitos sobre aqueles equipamentos se encontram ressalvados à grenke.
Qual a documentação necessária para fechar um contrato de renting?
- Fatura do Revendedor
- Contrato de locação assinado por quem obriga a entidade, conforme documento de identificação
- Documento de Identificação
- Outros elementos adicionais (quando aplicável)
O cliente pode escolher qual o modo de pagamento?
Sim, aquando formalização do contrato, o cliente pode selecionar qual o modo de pagamento das rendas: débito direto ou transferência bancária, sendo que neste último caso pode optar por pagar através de transferência bancária, referência multibanco ou cheque.
Poderei ver e gerir os meus contratos de renting?
Pode efetuar a gestão integral do contrato facilmente e de forma segura online através do Portal do Cliente. Por exemplo, pode utilizá-lo para obter faturas digitais que cumprem todos os requisitos legais para a dedução de impostos.
FAQ'S Renting Master Agreement
O que é o Master Agreement?
O Master Agreement (MA) é uma linha de Renting, válida por 12 meses, que pode ser utilizada pelo cliente, de forma a ter acesso a todo o tipo de equipamentos informáticos e tecnológicos para a sua empresa.
O Master Agreement fideliza as empresas a determinados equipamentos ou fornecedores?
Não. A grenke opera de forma independente de qualquer fabricante. Os clientes têm acesso a uma vasta variedade de opções de renting. Tal inclui comunicações e equipamento de escritório, equipamento médico e sistemas de segurança, bem como máquinas. Em determinadas circunstâncias, pode proceder-se ao renting de ativos menos habituais mediante acordo.
O facto de escolher Master Agreement vai afetar a estrutura do contrato de renting?
Não, exceto, obviamente, as condições preferenciais. Enquanto cliente, escolhe o termo de renting básico e o tipo de contrato, como contratos de amortização parcial ou total, para cada ativo de renting individualmente.
O que acontece no final do contrato?
Estão disponíveis várias opções dependendo do tipo de contrato selecionado. Para os contratos de amortização total mais habituais, as opções consistem, em primeiro lugar, término do contrato; em segundo lugar, renvação do contrato; em terceiro lugar, substituição do equipamente por um novo.
Tem total flexibilidade para decidir.
Formalizar uma linha de Master Agreement tem custos?
Não, não cobramos uma comissão de reserva. O cliente paga apenas as prestações de renting dos ativos solicitados nos contratos individuais.
O que acontece se uma empresa não utilizar o valor total da linha na totalidade ou tiver de adiar investimentos?
Um empreendedor nunca está salvo de surpresas. A crise financeira é um exemplo perfeito. Portanto, se existirem razões importantes para adiar ou até mesmo cancelar investimentos planeados, nós iremos ajudar o cliente a encontrar a solução. Investimentos adiados, por exemplo, podem ser processados com uma adenda ao Contrato Principal ou através da prorrogação de um contrato existente. Se a empresa tiver utilizado menos de 50% do volume acordado, iremos simplesmente recalcular o custo dos contactos individuais em linha com a lista de condições aplicáveis.
Durante quanto tempo é válido o contrato de Master Agreement?
O volume de renting total está disponível para o cliente nas condições definidas durante um período de doze meses, independentemente do ano do calendário. Durante este período, pode aceder ao volume de renting total em qualquer número de contratos individuais, sempre no momento em que é ideal para a empresa investir.
As condições dos contratos individuais alteram-se quando o contrato de Master Agreement termina?
Não. As rendas não sofrem alterações até ao final do contrato individual em questão. Não é possível efetuar alterações retroativas.