Conheça as respostas a todas as questões sobre o factoring aqui
O que é o Factoring?
O Factoring consiste na aquisição de créditos a curto prazo (faturas) derivados da venda de produtos ou da prestação de serviços.
A grenke efetua o pagamento no prazo de 24 horas. No entanto, para que uma fatura seja adquirida, é necessário que o serviço tenha sido prestado na íntegra.
Quais os benefícios do Factoring?
Financiamento imediato – Permite antecipar o recebimento das suas vendas a crédito;
Redução de custos administrativos – Pela transferência da gestão de cobranças para a grenke, podendo alocar recursos a outras tarefas;
Melhorar os prazos médios de recebimentos – a grenke enquanto entidade de Factoring é especialista na gestão de cobranças;
Monitorização e avaliação do risco da carteira de Clientes – Permite que efetue vendas a crédito com mais segurança. Fique a saber tudo sobre o nossos produtos de Factoring.
O Factoring pode afetar o meu balanço?
Na modalidade sem recurso, os créditos em aberto de clientes deixam de constar no seu balanço, permitindo melhorar os rácios de endividamento.
Na modalidade com recurso, com a liquidez obtida pelo financiamento de faturas pode, por exemplo, reduzir os encargos com fornecedores. Dessa forma reduz os ativos e os encargos no balanço (contração do balanço) e aumenta o rácio de capitais próprios.
O que se altera para os meus clientes se eu optar por trabalhar com Factoring?
Os seus Clientes recebem uma carta a informar a alteração de dados bancários para pagamento e que todos os pagamentos referentes à vossa faturação têm de ser efetuados para a grenke. Fique a saber tudo sobre Factoring para empresas aqui.
Após submeter uma fatura, quanto tempo demoram a financiar a mesma?
A grenke procede ao financiamento das suas faturas no prazo de 24 horas.
Posso continuar a definir as condições de venda para os meus clientes?
Sim. A grenke não interfere nas condições de pagamento que negoceia com os seus Clientes, no entanto, e para que as faturas estejam enquadradas em Factoring, as condições oferecidas não deverão ser superiores a 120 dias.
O que é a retenção e qual a sua finalidade?
A grenke financia normalmente até 90% do montante bruto da fatura. Os restantes 10% são retidos (retenção), e, serão devolvidos após o bom pagamento da fatura deduzidos das comissões associadas.
A retenção dá à grenke uma reserva para cobrir eventuais reduções de preço, descontos, reclamações ou divergências que possam surgir.
Como funciona a gestão de cobranças junto dos meus clientes?
O processo de gestão de cobranças na grenke é conduzido por profissionais especializados em Factoring que de uma forma cordial mantêm contacto com os vossos Clientes de forma a assegurar o recebimento das suas faturas nos prazos acordados.
O apoio personalizado do seu gestor de Factoring permite que usufrua de uma gestão de cobranças ajustada às suas necessidades de forma a superar as suas expectativas.
Através do nosso portal online tem também acesso à sua conta de cliente, podendo através deste, verificar o estado atual das suas faturas submetidas, e tomar decisões sobre os passos seguintes do processo de cobrança.
Quem emite as faturas se eu optar por Factoring?
A sua empresa continua a emitir as faturas sobre os seus Clientes.
O que acontece se os meus clientes não pagarem?
Depende da modalidade de Factoring.
No caso de uma modalidade sem recurso, a grenke assume as perdas originadas pelo incumprimento.
Numa modalidade com recurso, é exercido o direito de regresso sobre o cliente de Factoring e o montante financiado sobre a fatura não paga é devolvido à grenke no prazo máximo de 90 dias após o vencimento.
O que acontece se eu já tiver uma apólice de seguro de crédito?
A apólice de seguro de crédito pode ser incorporada no contrato de Factoring através de endosso à grenke para os Clientes que pretende incluir no contrato de Factoring.
Existem valores mínimos ou máximos de faturação anual para um contrato de Factoring?
A grenke pode oferecer soluções ajustadas às suas necessidades, no entanto normalmente os nossos produtos estão ajustados para volumes de faturação a partir de 250.000 € anuais.
Posso recorrer a Factoring mesmo que emita apenas faturas de baixo valor?
Sim, não existem valores mínimos por fatura.
Tenho de incluir toda a minha carteira de clientes ou posso apenas incluir alguns clientes?
Com a grenke não necessita de incluir todos os Clientes no contrato de Factoring.
Tem a flexibilidade de selecionar quais os Clientes que pretende incluir e também quais as faturas que pretende financiar.
Para os Clientes que estão ao abrigo do contrato de Factoring, todas a faturação tem de ser cedida à grenke.
A relação com os meus clientes não vai ser afetada negativamente por trabalhar com Factoring?
Na grenke temos muito orgulho em gerir a sua carteira de Clientes e em preservar as suas relações com estes. Nesse sentido, todos os nossos clientes dispõem de um Account Manager dedicado que será o único ponto de contacto garantindo que a relação não é afetada negativamente.
A forma como contactamos os vossos Clientes é definida e alinhada consigo para corresponder às suas necessidades e expectativas. No fundo somos uma extensão da sua empresa.
O que acontece se os meus clientes não pagarem e eu não quiser avançar para cobrança judicial?
Na modalidade sem recurso, em que a grenke assume as perdas pela falta de pagamento dos seus Clientes, pode a qualquer momento solicitar a devolução das Faturas e evitar qualquer procedimento judicial.
Na modalidade com recurso, a grenke tem contratualmente definida uma data para o direito de regresso, pelo que a grenke só irá iniciar qualquer procedimento judicial caso exista essa intenção por parte do nosso Cliente.