AGIMOS COM PROPÓSITO

A confiança não surge por si só, deve ser conquistada. Aderimos a cinco princípios orientadores que servem de base para as nossas ações.

Declaração sobre o Código de Conduta da grenke AG

Nós, a grenke AG, consideramos o nosso Código de Conduta e as nossas Regras de Comportamento (as diretrizes de integridade da grenke) como o quadro ético que orienta as nossas ações e decisões. Enquanto prestador de serviços, oferecemos aos nossos clientes e parceiros soluções simples e rápidas, apoiando-os com qualidade consistente, confiança e fiabilidade.

Empregamos pessoas de diversas nacionalidades e culturas. Através das diretrizes acima mencionadas, pretendemos garantir que os valores e princípios nelas definidos, que constituem a nossa cultura corporativa, sejam seguidos por todos os nossos colaboradores em toda a nossa organização global. O Conselho de Administração é responsável pela aplicação destas diretrizes, cujos valores e princípios essenciais são descritos abaixo:

1. Requisitos fundamentais de conduta interna e externa

 

Tratamos todas as pessoas com apreço, justiça e respeito. Respeitamos os nossos clientes e parceiros, promovendo um tratamento justo e respeitoso para com eles. Os padrões éticos e legais constituem a base das nossas ações. Incentivamos cada indivíduo a pensar e agir de forma proativa, assumindo, assim, a sua responsabilidade pessoal. Damos especial importância ao cumprimento dos nossos compromissos e à coerência das nossas declarações. Cumprimos todas as leis e regulamentos aplicáveis. Asseguramos que os nossos recursos humanos e financeiros são utilizados de forma responsável e sustentável, tendo em consideração as futuras gerações, de modo a salvaguardar a nossa existência e a garantir o desenvolvimento e a implementação contínua das nossas estratégias. Identificamo-nos com os princípios de uma governação corporativa transparente e cumprimos o
Código de Governo Corporativo, conforme estabelecido na atual Declaração de Conformidade presente no nosso Relatório Anual.

2. A nossa responsabilidade social

 

Aceitamos a nossa responsabilidade social perante a sociedade. Consideramos que colaboradores bem formados e qualificados são um pilar essencial para o sucesso da empresa. Vemos a formação e o desenvolvimento contínuo das pessoas como um investimento no futuro da nossa empresa e como parte da nossa responsabilidade social.

Organizamos projetos comunitários, juvenis, desportivos e culturais e fazemos doações a instituições que servem esse propósito, de forma apropriada e no âmbito da nossa Responsabilidade Social Corporativa (RSC). Rejeitamos todas as formas de trabalho infantil e forçado, bem como condenamos qualquer tipo de exploração e discriminação.

Tratamos os ativos da empresa com a máxima responsabilidade, especialmente no que diz respeito à preservação sustentável dos recursos. Avaliamos todas as decisões de investimento, compras, despesas e custos com base na sua necessidade, utilidade, compatibilidade ambiental e sustentabilidade.

3. Tratamento dos colaboradores e colegas de trabalho

 

Somos leais aos nossos colaboradores e consideramos a igualdade de tratamento, a não discriminação, a proteção dos direitos humanos (especialmente da dignidade humana) e o cumprimento das leis aplicáveis como princípios fundamentais. Investigamos todas as reclamações dos colaboradores até à sua resolução e aplicamos sanções consistentes em caso de violações.

Reconhecemos o direito dos nossos colaboradores a uma remuneração adequada e cumprimos as regulamentações sobre horários de trabalho aplicáveis em cada país. Confiamos nos nossos colaboradores, nas suas competências individuais e na nossa força coletiva, comprometendo-nos com o seu desenvolvimento e crescimento contínuos.

Levamos muito a sério o nosso dever de cuidar dos nossos colaboradores. Damos especial importância ao cumprimento das normas de segurança aplicáveis e à proteção contra riscos para a saúde.

Promovemos e integramos uma cultura de risco adequada, em conformidade com os requisitos legais – nomeadamente a Lei das Sociedades por Ações da Alemanha e as leis de supervisão –, transmitindo e exemplificando os nossos valores na gestão de oportunidades e riscos, bem como sancionando ações que entrem em conflito com esses princípios.

4. Tratamento de informação

 

Tratamos com responsabilidade as informações e dados da empresa e dos clientes em geral. Cumprimos os requisitos legais, diretrizes e regulamentos internos aplicáveis à proteção de dados. Damos especial importância aos princípios fundamentais da proteção de dados: licitude, justiça, transparência, limitação da finalidade, minimização dos dados, precisão, limitação do período de retenção, integridade e confidencialidade.

No desenvolvimento e execução de todos os processos de negócio, protegemos o direito à privacidade e garantimos a segurança da informação, com base nos requisitos legais aplicáveis à proteção de dados, segurança informática e segurança da informação. Cumprimos rigorosamente as obrigações legais relativas à retenção de informações e documentos.

Garantimos que os colaboradores cumprem as obrigações de sigilo e confidencialidade, aplicando sanções adequadas em caso de violação. As leis que regulam o tratamento de informações privilegiadas e o abuso de informação privilegiada são devidamente comunicadas aos colaboradores através da política de informação privilegiada, que faz parte integrante dos seus contratos de trabalho.

Fornecemos aos nossos acionistas e investidores todas as informações necessárias com elevada qualidade e transparência, de forma atempada. Cumprimos as normas legais aplicáveis em matéria de prestação de contas e os prazos estabelecidos.

5. Conflitos de interesse, ofertas e corrupção

 

A prossecução de interesses pessoais que entrem em conflito com o nosso código corporativo ou com as Orientações de Integridade da grenke "Regras de Conduta" não é permitida.

Oferecemos aos nossos clientes serviços profissionais adaptados às suas necessidades, a um preço justo e proporcional à qualidade dos serviços prestados. Por essa razão, não toleramos qualquer forma de compensação inadequada.

Rejeitamos expressamente o suborno, todas as formas de corrupção ou “kickbacks”, independentemente do contexto cultural do local em que operamos. Além disso, não aceitamos ofertas ou presentes inapropriados, nem qualquer benefício que possa gerar um conflito de interesses.

Código de conduta para credores e fornecedores

A transparência e a confiança são a base de uma cooperação sólida. Por isso, esperamos que os nossos credores e fornecedores sigam os mesmos princípios aos quais nos comprometemos.

Plano de prevenção de riscos de corrupção e infrações conexas

A grenke Renting, S.A. está comprometida com a integridade, a transparência e a adoção de boas práticas empresariais, promovendo um ambiente corporativo ético e responsável.

Neste sentido, implementámos o Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas (PPRCIC), um instrumento essencial para identificar e mitigar riscos, reforçar mecanismos de controlo interno e promover uma cultura de integridade junto de todos aqueles que interagem com a nossa organização.

O PPRCIC reflete o nosso compromisso com a adoção de medidas que assegurem a conformidade e a sustentabilidade da nossa atividade, reforçando a confiança dos nossos clientes, parceiros e demais partes interessadas.

Ligue-nos

Contacte-nos através de

+351 21 893 41-40

seg. - sex. 9h - 18h